quarta-feira, 14 de abril de 2010

Lobo-vermelho


O lobo-vermelho (Canis rufus) é uma espécie de lobo em perigo crítico de extinção, devido a pressões ecológicas.

O lobo-vermelho é nativo da América do Norte e a sua área de distribuição era, originalmente, toda a zona sudeste dos Estados Unidos, leste da Pennsylvania, sul da Flórida e no sudeste do Texas. Hoje em dia existem apenas cerca de 250 exemplares, dos quais 200 encontram-se em cativeiro.
Costuma caçar nútrias, coelhos, pássaros e outros pequenos roedores. Mas a população reintroduzida na Carolina do Norte também caça guaxinins e veados-de-rabo-branco. O corpo e a cabeça medem de 95 a 120 cm e a cauda de 25 a 35 cm. Em média pesam de 25 a 27 kg.
Vivendo em liberdade, normalmente, possuem um único parceiro por toda a vida. Atingem a maturidade sexual no segundo ou terceiro ano de vida. O período de reprodução ocorre nos meses de Fevereiro e Abril. A fêmea às vezes é ajudada pelo macho a cavar ou encontrar uma boa toca para ter seus filhotes. Os filhotes nascem com os olhos completamente fechados e durante os 2 primeiros meses de vida são totalmente dependentes da mãe. Costumam permanecer com os pais até atingirem a maturidade, formando pequenos grupos familiares ou pequenos bandos. Estes grupos ocupam uma área que pode variar de 15 a 160 Km².
Acredita-se que o lobo-vermelho é um híbrido fértil do cruzamento entre o lobo cinzento e o coiote. Dessa forma, o conceito de espécie por isolamento reprodutivo não é aplicável ao lobo-vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário